A Juventude e o Movimento Estudantil Secundarista!

 

 

 

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) completou 62 anos de história dia 25 julho. Durante todo esse período, ela travou grandes lutas em favor dos estudantes, centralizando todas as mobilizações de debate visando à transformação da educação no Brasil. Destaca-se nesse período a “reconstrução” da entidade após grande repressão dos militares durante a ditadura militar, instalada em 1964.

Sem deixar a chama da vontade de construir o futuro da educação no Brasil se apagar, o movimento estudantil representado pela UBES e pela UNE deram a volta por cima. A partir de 1977, entidades secundaristas foram se fortalecendo aos poucos nos “centros cívicos” de várias cidades espalhadas no país, o que culminou na formação de novos grêmios e o ressurgimento de uma União Brasileira dos Estudantes Secundaristas ainda mais fortalecida.

“A entidade esteve presente em momentos históricos do Brasil, como nas ‘Diretas Já’, em 1984, declarando apoio incondicional à eleição de Tancredo Neves, e o ‘Fora Collor’, episódio que marcou a presença dos ‘caras pintadas’ pedindo o impeachment do então presidente da República, Fernando Collor”, declarou o presidente da UBES, Yann Evanovick.


@Juventude_PTN